Pedagogia em Ação

Pedagogia em Ação

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como trabalhar questões indígenas nas escolas? Planejamento interdisciplinar Português e História o índio ontem e hoje

Universidade Federal de Pernambuco
Professoras: Thereza Didier, Juliana Melo
Alunas: Ana Claudia, Tamiris Patrícia
Temática: Os índios ontem e hoje
Série: 3º ano do Ensino Fundamental I
Objetivo geral: Compreender a importância da cultura indígena para formação da nação brasileira.

Tema da aula 01: O que faz do índio, índio?

Conteúdo:  Diversidade Cultural com foco nos índio; Gênero poema
Objetivos Específicos:  
  • Refletir sobre a diversidade cultural; 
  • Compreender que os índios não são povos homogêneos; 
  • Reconhecer o gênero textual poema e suas características; 
  •  Adquirir o gosto pela leitura desenvolvendo assim, por intermédio da mesma, a criticidade e a capacidade de reflexão cultural
Metodologia 
1º Momento dinâmica de introdução: Todos os participantes devem ficar em pé em círculo. Em posse de uma peteca, cada participante deve dizer: NOME, APELIDO, E O QUE GOSTA DE FAZER, nesta ordem ao som de uma música indígena calma as professoras devem iniciar a dinâmica. Aquele que deixar cair à peteca deve passar para um participante que já se apresentou, se caso o participante esquecer algum item da apresentação, deverá pagar uma prenda solicitada pelo grupo (imitar, cantar, declamar, etc.). Logo após perguntaremos sobre o que eles achavam da música? Quem fez? (20min).

2º Momento Debate: cada aluno receberá um caderno em branco com o título: Álbum seriado de história: uma temática indígena. “Será explicado aos educandos que este será utilizado durante todas as aulas para uma exposição que acontecerá posteriormente”. Os estudantes abrirão o caderno na folha minhas recordações de índio e desenharão no álbum o que eles já sabem sobre quem são os índios. Após terminarem de desenhar falarão o que desejam aprender sobre os índios. Todas as respostas deverão ser anotadas no quadro. (40 min) 

3º Momento: Em seguida, a turma será dividida em grupos e um cartaz com várias imagens de índios na atualidade (em diversas situações) e de pessoas que aparentemente não se pareçam com os índios será apresentado às crianças.  Em grupo as crianças deverão confrontar as imagens do cartaz com os seus desenhos e falar quem eles acham que são índios, qual a diferença dos seus desenhos para as imagens tentando justificar sua resposta. Neste momento o professor por meio das respostas dos alunos, fará uma reflexão com os mesmos acerca dos índios enfatizando que nem todos os índios são iguais, que alguns moram em aldeias outros moram em lugares diferentes, que possuem profissões diferentes, que nem todos os índios possuem os mesmos costumes etc. (40min).

4º Momento: Em grupo serão dados vários tipos textos (poemas, noticias e anúncios de jornal, textos só com imagens) e as crianças terão que identificar quais são poemas buscando identificar suas características como verso, estrofe, ritmo, rima, qual a finalidade do poema. Na oportunidade os educandos terão que compararem os textos, fazendo e anotando as diferenciações de um texto informativo como uma noticia do jornal para o poema. A partir das respostas das crianças apresentaremos as características do poema. Após cada grupo lerá os poemas encontrados tentando sempre justificar as suas respostas.  (1 hora)

5º Momento curiosidade: Para este momento será utilizado o texto em forma de poema de Tatiana Belinky com o título Diversidade, a turma fará uma leitura coletiva deste livro. Após a leitura as crianças falarão sobre o que entenderam do poema associando ao conteúdo estudado. Questionaremos aos alunos sobre, o que é cultura? E o que é a diversidade cultural? Logo após leremos um pequeno texto de opinião sobre o livro lido para os alunos. E eles escreverão um pequeno texto de opinião coletivamente sobre o que entenderão sobre diversidade cultural no álbum seriado. O professor deverá explicar que o texto de opinião serve para expressarmos nossas ideias sobre determinado assunto. Após cada um terminar deverá entregar o álbum.(40 min.)

 Recursos: Cartolina;  Imagens diversas de índios; Poemas; Noticias de jornais; Som; Cd de músicas indígenas;  Álbum seriado criado para as aulas;  peteca. 

Avaliação: Dar-se-á através da participação dos educandos observando no momento do debate se as crianças compreendem que os índios não são povos homogêneos, observar no momento da comparação dos textos se as crianças identificam as características dos poemas, verificando também por meio do texto de opinião coletivo a compreensão dos estudantes sobre o seja diversidade cultural.

Tema da aula 02: Índios quantos são? Onde estão?

Conteúdo: População indígena no Brasil; Gênero textual lenda
Objetivos Específicos
  • Conhecer a respeito de alguns dos povos indígenas em Pernambuco. 
  • Conhecer e identificar os elementos estruturais das lendas e sua finalidade.
  • Respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais em diversos tempos e espaços, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
  • Conhecer a história dos índios de sua cidade local;
Metodologia
 1º Momento: Iniciaremos a aula abordando alguns dos principais pontos da aula anterior. Como eles veem os índios? O índio pode ter profissões diferentes? Ser índio é apenas, viver nas matas pescando, caçando e plantando? O que é diversidade cultural?  (10 min). A partir desse momento, introduziremos a temática: Os índios também tem história. Refletindo com os educandos que a história dos índios não se resume a chegada de Pedro Alvares Cabral ao Brasil; Que os índios possuem uma diversidade de povos, línguas e modos de vida diferentes. Questionaremos também sobre a quantidade da população indígena do Brasil e em Pernambuco. (15min)

2º Momento: Mostrar o mapa atualizado da população indígena do Brasil (fontes: IBGE,CEDI), induzindo um debate sobre a atualidade dos índios no Brasil desvinculando a ideia da extinção dos índios após o período de colonização. (mostrar o cartaz dos índios da aula anterior) (30min)

3º Momento: Hora da curiosidade, em círculo passaremos uma caixa ao som da música “cara de índio de Djavan” a musica irá ser parada em alguns momentos quem estiver com a caixa lerá uma curiosidade tais como: você sabia, que o Yatê, o Guarani e o Tupinambá são línguas indígenas? Por que?
Você sabia que o tupinambá foi a língua indígena mais falada no Brasil? Você sabia, que existiam cerca de 1.175 línguas indígenas faladas no Brasil, e hoje  existem 274?
Você sabia que a aldeia Fulni-ô ainda existe em Pernambuco? Você sabia que existem palavras de origem indígena que falamos até hoje? Você sabia que o Brasil possui cerca de 900 mil índios? Você sabia que Pernambuco possui a 3ª maior população indígena do Brasil? (mostrar mapa da população indígena de Pernambuco fonte: IBGE).  Você sabia, que em São Lourenço da Mata (cidade local dos estudantes) existiam índios tupinambás? Na medida em que os alunos forem lendo, explicaremos cada uma delas mostrando imagens referentes às mesmas. Pediremos que os alunos escrevam no álbum as curiosidades que mais gostaram. Apesar da diversidade existente entre os povos indígenas alguns costumes são praticados por uma boa parte, como o fato de contarem lendas que explique o acontecimento de vários fenômenos da natureza, e algumas delas são conhecidas até hoje. (50 min.)

4º Momento: Neste momento, perguntaremos aos alunos se eles conhecem outras lendas? Se os pais deles contam alguma lenda?  Caso eles saibam pediremos para que alguns alunos contem às lendas que eles conhecem. Posteriormente, faremos a leitura deleite da lenda indígena “Como nasceram as estrelas de Clarice Lispector”. Refletiremos sobre o conteúdo da lenda.
(20 min.)

5º Momento: Discutiremos com os alunos sobre os elementos estruturais da lenda, o conceito de lenda, qual sua importância e função. Realizaremos cinco perguntas para que os mesmos respondam e socializem em dupla: A lenda “Como nasceram as estrelas?” nos traz algum ensinamento? Qual? No início do texto, o narrador começa dizendo: “Pois é, todo mundo pensa...” Por que ele inicia o texto dessa forma?  Por que as índias decidiram levar os curumins para a mata? Troque ideias com seus colegas sobre o final da história. O que acharam desse final e por quê?  (30min)

Orientação Para próxima: aula os alunos deverão pesquisar algumas palavras de origem indígenas que usamos no nosso dia a dia que são de origem indígena e não se esquecer de levar o dicionário para próxima aula. (explicar aos alunos que podem procurar na internet, em jornais, livros e etc). (10min)

Recursos: Lendas;  Álbum seriado; Lápis de cor; Mapas da população indígenas; Fotos dos índios Fulni-ô; Cartaz da aula anterior; Caixa da curiosidade; Cd de Djavan ;

A avaliação: será de maneira formativa verificando por meio do debate a compreensão das crianças acerca elementos da lenda;
Verificar por meio do debate e na hora curiosidade se os educandos refletem que os índios não foram extintos e que há vários modos de vida diferentes em diversos espaços que podem ser semelhantes e/ou diferentes do nosso.


Tema da aula 03: Encontro de culturas.      

Conteúdo: A influência indígena na língua oral e escrita; Tipos de moradia e brincadeiras (culturas) em diferentes tempos e espaços.

Objetivos Específicos:
  • Reconhecer palavras do nosso vocabulário que são de origem indígena.
  • Identificar as diferenças e semelhanças entre as
  • culturas das aldeias e das cidades em diferentes tempos e espaços.
  • Compreender a organização do dicionário;
  • Identificar as permanências e mudanças nos hábitos alimentares.
Metodologia :
1º Momento: Retomada da aula anterior destacando seus pontos principais pedindo às crianças que falem livremente sobre o que aprenderam sobre quem são os índios e onde eles estão, de qual curiosidade mais gostaram (15 min.) 
Iniciar a aula com a leitura deleite da lenda “Vitória Régia de Mauricio de Souza”. Após mostrar através de várias imagens em diversas épocas, de aldeias, casas de tijolos, brincadeiras e brinquedos, comidas, artesanato e pinturas. Pedir aos alunos que escolham imagens e organizem da forma que quiserem no quadro de pregas, logo após irão explicar porque escolheram essa forma de organização, fazendo a reflexão se as imagens são antigas ou recentes. As crianças deverão ser questionadas também, se eles percebem alguma semelhança entre as imagens dos índios com seus modos de vida, caso sim quais? Por meio das imagens pode-se afirmar que os indígenas são iguais? Explique. (40min)

2º Momento: Os educandos serão indagados a respeito da vida das crianças que moram em diferentes aldeias e nas cidades ontem e hoje percebendo semelhanças e diferenças. Logo após, aprofundaremos o tema com os brinquedos e brincadeiras de origem indígena, que permanecem até hoje na vida de muitas crianças comparando com os brinquedos e brincadeiras atuais. Os alunos farão em seus álbuns seriados ilustrações e escrita dos nomes dos brinquedos e brincadeiras que mais gostam e de origem indígena. Após essa ilustração os alunos escolherão uma brincadeira para que possamos brincar (50min)

3º Momento da curiosidade: 
Em envelopes disponibilizaremos três perguntas: Você sabia que existem alguns nomes de alimentos que são de origem indígena? Você sabia que existem lugares com nomes de origem indígena?  Você sabia que o nome Pernambuco tem origem indígena? Os alunos escolherão em qual ordem iremos abri-los. (15min)

4º Momento: Nesse momento pediremos aos alunos a pesquisa sobre as palavras indígenas que propomos na aula anterior e consultaremos seus significados no dicionário, também pedido anteriormente, cada aluno deve socializar as palavras pesquisadas por eles. Caso os educandos não realizem a pesquisa, pediremos que eles escutem a música “Tu TuTu Tupi” de Hélio Ziskind. E em grupo pegarão no quadro as palavras que ouvirem na música que eles acham que são de origem indígena. Após discutiremos se essas palavras são nomes de animais, lugares, ou frutas. Caso eles não levem o dicionário disponibilizaremos o significados das palavras indígenas encontradas na música de forma impressa. (40min).

5º Momento: Após em dupla os alunos escolherão 10 palavras ou mais se quiserem e escreverão as mesmas para confeccionarmos um pequeno dicionário ilustrado (o professor deve estar com um dicionário em mãos para exemplificar como o mesmo é organizado sem esquecer-se da ordem alfabética). Após o termino das atividades o álbum deve ser entregue (50min).

Recursos: Quadro de pregas; Som; Livro turma da Mônica - lendas brasileiras - vitória Regia Imagens diversas; Dicionários; Álbum seriado; Lápis de cor; Brinquedos de origem indígena e brinquedos atuais. 3 envelopes; Cd de Hélio Ziskind

Avaliação: Verificar por meio das atividades, e perguntas, se os estudantes percebem as diferenças e semelhanças entre as culturas, e que estas se modificam ao longo do tempo, compreendendo que não existe uma cultura melhor que a outra;
Observar no momento da construção do dicionário se os alunos identificam a influencia das línguas indígenas no nosso vocabulário.


Tema da aula 04: Somos todos cidadãos 

Conteúdo: Gênero Quadrinho; Cidadania; Direitos indígenas;

Objetivos específicos 
  • Reconhecer o gênero textual quadrinho e suas características;
  • Compreender sobre a importância da cidadania para a sociedade;
  • Respeitar os direitos indígenas

Metodologia:
1º Momento: Iniciaremos a aula resgatando alguns pontos da aula anterior pedindo para que os alunos falem um pouco como os mesmos perceberam as semelhanças e diferenças entre a nossa cultura e a cultura indígena e qual a importância das línguas indígenas para o nosso vocabulário. (10min).
Após realizaremos a leitura deleite das histórias em quadrinho da turma da Mônica em: O gigante e cidadania começa cedo. Após a leitura discutir com os educandos sobre o que é cidadania, o que eles entendem por cidadania, para posteriormente. Discutir com os alunos sobre os direitos indígenas problematizando que os mesmos são cidadãos e que merecem respeito, que os mesmos possuem direito quanto a sua educação refletindo também sobre o Estatuto dos índios. (20min)

2º Momento da curiosidade: A turma deve ser dividida em dois grupos. Cada grupo receberá uma caixa uma terá as letras F,U,N,A,I e outras as frases: Fundação Nacional do Índio, um órgão do governo brasileiro, que lida com todas as questões, referentes às comunidades, indígenas e às suas terras. Tanto as letras como as frases devem estar misturadas para que os estudantes tentem organizar a letras da palavra FUNAI e as frases o mais rápido possível. Após discutiremos com os alunos sobre a finalidade da FUNAI e o quanto ela contribui para que os direitos dos índios sejam respeitados. (30min)

3º Momento. Serão apresentadas a finalidade e as características dos quadrinhos aos educandos como: as Onomatopéias, Metáforas visuais, os balões (pedindo que os alunos identifiquem essas características na história em quadrinho lida anteriormente) após os mesmos colarão no álbum as características para que fique registrado caso ainda queiram utilizar no momento da oficina de quadrinhos. (20min) 

4º Momento: Oficina de quadrinhos Posteriormente elencaremos no quadro alguns temas abordados durante as aulas, tais como: Os brinquedos indígenas; As lendas indígenas; A cidadania dos índios; diferenças e semelhanças culturais ou outros temas sugeridos pelos alunos. Em grupo as crianças discutirão e elegerão um tema a partir do que os mesmos aprenderam durante as aulas sobre os índios e produzirão uma história em quadrinho. Mas o conteúdo da história deve ser decidido pelo grupo. Assim como a divisão das tarefas para que todos participem. (2:00 horas)

5º Momento: eleger um título para o álbum podendo ser um tema coletivo ou individual. Após discutir e separar os grupos para a apresentação de todas as atividades realizadas durante as aulas para a escola e sua comunidade, elegendo os poemas, as lendas, os dicionários, as brincadeiras indígenas, os quadrinhos, que serão explicados para o publico, elegendo também o que cada criança pode fazer para a apresentação como cartazes e momento da curiosidade. Discutir como será a organização da apresentação e qual turma será convidada de forma que todos participem, lembrando que o evento será filmado. (30 min)

Recursos: Quadrinho da turma da Mônica em O gigante; e em cidadania começa cedo do Gibi um por todos e todos por um; Folhas de oficio; Lápis de cor; Cola;

Avaliação:Dar-se-á pela participação ativa dos educandos nas atividades propostas como a construção de quadrinhos demonstrando compreender o que é o gênero quadrinho e suas características.
Observar nos momentos de discussão o que as crianças entendem sobre o que é cidadania, que os índios são cidadãos e possuem direitos. 


Tema da aula 05: culminância: Todo dia é dia de Índio

Conteúdo: Gênero debate; O dia do índio é todo dia; Sequência textual.

Objetivos Específicos 
  • Reconhecer a importância do gênero debate e saber utiliza-lo adequadamente.
  • Compreender que o dia do índio não resume apenas em 19 de Abril ;
  • Compreender sobre a importância da cultura indígena para nossa sociedade.

Metodologia 
1º momento: Organização da sala com os materiais utilizados e feitos pelos alunos para recebimento da turma que irá participar do debate. (15min)

2º momento: Acolhida da turma visitante e exposição com os próprios alunos explicando sobre o que aprenderam durante todas as aulas, realizando a leitura do poema que foi escolhido pela turma para apresentação, mostrando as lendas que foram trabalhadas, as imagens utilizadas durante as aulas, os dicionários, as brincadeiras indígenas, as histórias em quadrinhos. (50 min).

3º momento: após a acolhida e exposição realizaremos um debate com todos sobre a música “Curumim Chama Cunhatã Que Eu Vou Contar (Todo Dia Era Dia De Índio) de Jorge Ben Jor” cada aluno receberá a letra da música para que todas acompanhem. No entanto explicaremos primeiro a finalidade e a características do debate: como retratar nossos desejos, opiniões, pensamentos, de modo a nos posicionar diante de algo expondo livremente nossas ideias e, obviamente mantendo o bom senso em respeitar as opiniões alheias a nossa e também faremos um acordo de como o mesmo deve proceder estabelecendo a ordem para cada um falar e também escutar o próximo. Após realizaremos a perguntas para o debate tais como: por que a musica fala que todo dia era dia de índio? E agora vocês acham que todo dia é dia de índio? Explique sua resposta, Por que música fala que agora eles só têm um dia, o dia 19 de Abril? O dia do índio só é 19 de abril? Por que? A música fala que a agora o canto dos índios é triste vocês concordam? Por quê? A música fala: “Preservando o equilíbrio ecológico da terra, fauna e flora” o que isso quer dizer? Todo índio mora na natureza? Vocês não conhecem alguma palavra da música? (50min)

4º momento a hora da curiosidade: a sala será dividida em seis grupos cada um receberá uma caixa com o seguinte texto em frases: Em 1940 foi realizado no México o “Primeiro Congresso Indigenista Interamericano”, diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.  Essas frases devem estar misturadas para que para os alunos montem o texto. Após cada grupo terminar de montar realizaremos a leitura coletiva para observar como ficou a sequência textual dos mesmos. Depois discutiremos sobre o texto, se os mesmos sabem o que é um congresso, e perguntaremos se existe alguma palavra do texto que eles não conhecem. (40min)

Durante o intervalo a sala ficará aberta para que a escola veja as produções dos alunos. 

5º momento: os alunos da sala visitante receberão uma folha na qual os mesmo deverão desenhar e/ou escrever o que mais gostaram de aprender nessa aula. Já os alunos pegarão o seu álbum e abrirão na última folha com o título “durante as aulas eu aprendi” os mesmos deverão escrever e/ou desenhar o que gostaram de aprender durante todas as aulas após todos deverão socializar suas experiências respondendo a pergunta: como eu pensava que era o índio e como eu penso hoje? (50min) 

Após encerraremos com um lanche coletivo com comidas de origem indígenas como pipocas, bolo de macaxeira, paçoca. 
 
Recursos: Álbuns; Poemas; Lendas; Música Curumim Chama Cunhatã Que Eu Vou Contar (Todo Dia Era Dia De Índio) de Jorge Ben Jor;  Cartazes de todas as aulas e/ou criados pelos alunos; caixas

Avaliação: Observar durante o debate se as crianças compreenderam as características do debate utilizando-o adequadamente respeitando a vez e a opinião de todos, 
Verificar por meio das perguntas se os educandos compreendem a importância da cultura indígena para nossa sociedade e que esta não pode se resumir a um único dia.




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